Menu

Lenda do Mapinguari

Lenda do Mapinguari

Lenda do Mapinguari

Segundo a lenda do Mapinguari, ele é uma espécie de monstro lendário que vive na Amazônia. Segundo os caboclos o mostro lembra muito um grande macaco pois, possui uma longa pelagem escura. Seu couro assemelha-se a do jacaré, possui garras, um único olho na testa, uma armadura feita do casco da tartaruga, uma grande boca no lugar do umbigo e um odor insuportável que ele exala na mata, além de possuir aproximadamente dois metros de altura.

Segundo a Lenda, o Mapinguari emite gritos semelhantes ao grito dado pelos caçadores, e se alguém responder, ele logo vai ao encontro do desavisado que acaba sendo devorado pela imensa boca do Mapinguari.
Durante a perseguição, ao contrario de outros animais da floresta que casam suas presas de forma silenciosa e cautelosa o Mapinguari persegue sua vitima gritando, quebrando galhos e derrubando árvores, deixando um rastro de destruição e criando uma sensação de terror a vitima que tenta de forma desesperada fugir do destino terrível.
Recentemente o biólogo David Oren, gerente científico da Nature Conservancy do Brasil, relatou em artigo publicado na revista do Grupo de Especialistas na Ordem Edentata (preguiças, tatus e tamanduás) da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que o Mapinguari pode ser na verdade os últimos representantes de preguiças-gigantes um mamífero pré-histórico, de mais de 12 mil anos e que talvez ainda exista na Amazônia brasileira.
Outros acreditam na origem do monstro num velho pajé amaldiçoado e condenado a viver para sempre vagando pelas selvas e nessa forma aterrorizante. Outros, ainda, justificam sua origem em índios com idade avançada e que foram desprezados por suas tribos passando a viver isoladamente na floresta.

Tags: