Lendas e mitos do Amazonas
Diz a lenda do Uirapuru, que ele é um pássaro muito especial, pois é mágico, quem o encontra pode ter um desejo realizado. conta a lenda que um jovem guerreiro apaixonou-se pela esposa do grande cacique, porém, por se tratar de um amor proibido, não poderia se aproximar dela. Sendo assim, pediu ao deus Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã transformou o em um pássaro de plumagem vermelho telha, com um lindo canto, sendo abençoado como símbolo de felicidade.
O cacique foi quem logo observou o canto maravilhoso daquele pássaro. Ficou tão fascinado que passou a perseguir o pássaro para aprisioná-lo e ter seu canto só para ele. Na ânsia de capturar o pássaro, o cacique se perdeu na floresta.
Conta o mito que se o Uirapuru é atingido pela flecha de uma donzela apaixonada, transformando-se num belo e forte guerreiro. Porém, um feio e aleijado feiticeiro enciumado, possuidor de uma flauta encantada, através de sua linda música faz com que o jovem desapareça, restando somente sua bela voz na mata.
Quando o Uirapuru canta, todas as outras aves ao redor se calam e quem ouvir sentirá muita paz. Todas as noites o Uirapuru canta para a sua amada. Tem esperança que um dia ela descubra o seu canto e saiba que ele é o jovem guerreiro.
Outra lenda conta a história de Oribici, uma índia que disputava o amor do chefe de sua tribo com outra mulher. O cacique organizou uma competição de arco e flecha para escolher sua esposa. A derrota foi devastadora para Oribici. Ela chorou tanto que suas lágrimas deram origem a um córrego.
Comovido com a tristeza da índia, o deus Tupã – para compensar pelo amor que Oribici havia acabado de perder – a transformou em um pássaro com um canto extremamente belo, capaz de enfeitiçar todas as aves da floresta.
Tags:Lenda do Uirapuru